Serviço de apoio a idosos: mão amiga no Outono da Vida

Há uma altura na vida, a partir da qual o auxílio físico, psicológico e emocional torna-se uma necessidade premente. O chamado «Outono da Vida» aumenta o nível de dependência de terceiros, na mesma medida em que vai diminuindo o grau de autonomia dos idosos. Pedir ajuda não é sinónimo de desinteresse, antes demonstra racionalidade e capacidade de assumpção de que não é possível satisfazer todas as necessidades com a eficácia de antes. É neste momento que se torna essencial recorrer a um serviço de apoio a idosos.

Recrutamento de profissionais de apoio a idosos e acamados é exigente e difícil

As pessoas que lidam com idosos são, por vezes, a sua maior companhia, a pessoa mais próxima quando a família não pode estar presente. É por isso que o recrutamento e a selecção de especialistas no apoio a idosos é uma tarefa bastante exigente e difícil.

Em primeiro lugar, porque esse profissional tem de ser uma pessoa de confiança e acima de qualquer suspeita. Depois, porque tem de ter um carácter que lhe permita reagir rapidamente e com racionalidade em situações emocionalmente complicadas e que podem ser bastante exigentes do ponto de vista psicológico. Em terceiro lugar e não menos importante, o facto de um profissional que presta apoio a idosos ter de possuir competências diversas e diversificadas. Isto porque, por vezes, é necessário acompanhamento nocturno e aos fins-de-semana, incluindo disponibilidade para estar alerta e saber reagir em situações de crise, sobretudo quando os clientes são pessoas acamadas.

Os serviços de apoio a idosos vão depender bastante das necessidades de cada caso. O apoio domiciliário a idosos pode ser, nalguns casos, mais simples, incluindo as tarefas de limpeza da casa, confecção de refeições, companhia e ida às compras. Noutros casos, pode ser necessário um serviço mais completo, compreendendo já cuidados de higiene e conforto pessoal, fornecimento e apoio nas refeições, respeitando escrupulosamente as dietas com prescrição médica e serviço de teleassistência.

Selecção eficaz aumenta qualidade de vida do idoso e da família

O serviço de recrutamento e selecção de profissionais de apoio a idosos constitui uma preciosa ajuda para melhorar a qualidade de vida do idoso, em primeiro lugar, e de toda a família, em segundo. Quando este trabalho de recrutamento é efectuado de forma eficiente, o profissional contratado vai certamente agradar a todos. 

Para uma escolha acertada da empresa de recrutamento, as famílias devem ter em conta alguns factores, nomeadamente os testemunhos dos seus actuais clientes, a transparência no processo de recrutamento e selecção, assim como as garantias que oferece para a substituição da pessoa, caso esta não se ajuste à função.

Serviços de apoio a idosos variam consoante as necessidades de cada caso

O serviço de apoio a idosos pode ainda incluir outras actividades, como animação e socialização, nomeadamente iniciativas ligadas ao lazer, à cultura, à aquisição de bens e géneros ou ao pagamento de serviços, assim como a deslocação a entidades da comunidade.

Os profissionais de apoio a idosos estão incluídos na categoria de pessoal de serviço doméstico, nomeadamente ao nível da elaboração de contratos e das contribuições para a Segurança Social. Os vencimentos destes profissionais variam consoante o tipo de apoio necessário.

Tarefas incluídas no serviço de apoio a idosos:

  • Acompanhamento diurno
  • Acompanhamento nocturno
  • Supervisão de medicação
  • Auxílio na higiene pessoal diária
  • Realização de actividades lúdicas
  • Acompanhamento em deslocações
  • Serviços de limpeza e lida da casa
  • Confecção de refeições
  • ...

Para saber mais sobre serviços de apoio a idosos, entre em contacto com um profissional da Family First

Falamos
consigo!

* Campos de preenchimento obrigatório

Fale Connosco

Morada | Telefone

Family First - serviços de apoio à famíliaRua Domingos Sequeira,
nº 27, 6º B - Estrela Office
Campo de Ourique
1350-119 Lisboa

tel. 21 396 76 36
tlm. 92 599 32 71 | 91 651 11 36
fax. 21 396 33 26

Family First - serviço de apoio à família