Recrutamento de jardineiros: em nome dos espaços verdes

Já pensou em contratar um jardineiro para cuidar do seu jardim? Os jardineiros são profissionais imprescindíveis em propriedades ou casas com grandes áreas verdes ou jardins elaborados. Embora possa parecer simples, a profissão de jardineiro implica conhecimentos técnicos e práticos que culminam num saber que só se adquire com o passar do tempo e com a experiência. É fundamental saber exigir essas competências técnicas e práticas no processo de recrutamento de profissionais de jardinagem.

Recrutar jardineiros competentes exige valências, conhecimentos e tempo

Seleccionar e recrutar jardineiros competentes para uma posterior contratação é uma tarefa que exige valências ao nível da avaliação de recursos humanos, da psicologia e da psicologia social. Implica dispensar tempo para a confirmação do percurso profissional, das habilitações e das referências apresentadas pelos candidatos. Processo que para ser eficaz deve ser garantido por empresas de recrutamento e seleção especializadas.

O jardineiro que vai querer contratar, será aquele que além de manter as plantas e as flores saudáveis e bonitas, ainda faz com que a moldura verde da sua casa, quinta ou propriedade lhes confira um aspecto mais cuidado e mais actual. Com o tempo, este profissional vai ganhar afinidades com cada canto, canteiro e arbusto da sua propriedade e ganhar um conhecimento que mais ninguém tem. É por isso é importante investir tempo e qualidade no processo de escolha deste profissional.

Quais as principais tarefas da responsabilidade de um jardineiro?

O gosto pelo trabalho ao ar livre e pelos espaços verdes é uma das características que um jardineiro deve ter. E ainda deve colocar dedicação e empenho em tarefas, por vezes muito trabalhosas e duras e quase sem visibilidade. Entre as várias tarefas dos jardineiros, incluem-se:

- Rega: fundamental para todo o tipo de plantas e flores, a rega feita à mão tem de ser bastante minuciosa. É importante saber onde incidir maior e menor quantidade de água, para não alagar determinadas espécies de plantas e descurar outras. Normalmente, a rega é feita com o auxílio de mangueiras, embora nalguns casos possa utilizar-se também um sistema de rega automático.

- Poda: para que as plantas tenham um bom desenvolvimento, correcto e saudável, é necessário recorrer à poda, ou seja, retirar os ramos, as flores e as folhas doentes ou envelhecidas. Para esta função recorre-se, entre outras, a uma tesoura de poda.

- Plantação: por vezes, pode ser necessário retirar algumas plantas velhas e plantar novas no seu lugar. Em primeiro lugar, é necessário efectuar-se a preparação da terra, tipicamente com terra e areia, em proporções variáveis, consoante o tipo de planta a colocar no solo. Depois abre-se um buraco para inserir a planta. Em seguida, fecha-se a cavidade respectiva e ajusta-se a terra para que a planta se apegue ao solo.

- Monda: nalguns jardins, podem crescer, por vezes, determinados tipo de plantas que retiram a água e os nutrientes das plantas que queremos ver crescer. Isto acontece regularmente com as ervas. A monda consiste na retirada deste tipo de ervas, normalmente arrancadas inteiras e pela raiz, para que não voltem a crescer e a prejudicar as plantas e flores que se pretendem ver viçosas. Normalmente, a monda faz-se com a ajuda de luvas e sachos.

Como são os contratos de trabalho dos jardineiros?

Os contratos de trabalho dos jardineiros são equiparados aos do restante pessoal de serviço doméstico, nomeadamente aos das empregadas domésticas. À entidade patronal, cabe fazer os descontos mensais para a Segurança Social. Os vencimentos variam consoante a experiência de cada profissional, sendo que, quanto mais tempo de trabalho tenham, mais elevado será o nível salarial pretendido.

É sempre aconselhável começar com um nível intermédio e depois ir subindo, à medida que o trabalho do profissional e a confiança depositada o forem justificando. A melhor forma de saber qual o valor de salário recomendado para estes profissionais é consultar uma empresa especializada em recrutamento de profissionais de jardinagem e de outros serviços domésticos.

Se gostou deste serviço, também vai gostar dos seguintes:

Empregadas Domésticas Externas

Empregadas Domésticas Internas

Mordomo/Governanta

Artigos do Blog sobre Serviços de Jardineiros:

Um jardineiro conhece as plantas como ninguém

Deixe a jardinagem para os jardineiros profissionais

Como escolher jardineiros para a sua casa

Falamos
consigo!

* Campos de preenchimento obrigatório

Fale Connosco

Morada | Telefone

Family First - serviços de apoio à famíliaRua Domingos Sequeira,
nº 27, 6º B - Estrela Office
Campo de Ourique
1350-119 Lisboa

tel. 21 396 76 36
tlm. 92 599 32 71 | 91 651 11 36
fax. 21 396 33 26

Family First - serviço de apoio à família