Enfermagem especializada

apoia idosos, crianças e bebés

Muitas famílias têm situações de familiares que precisam de cuidados particulares e dedicados, seja transitoriamente, seja com caráter mais definitivo. O apoio familiar não é suficiente para lidar com estas situações. Desde logo, porque implicam um suporte especializado e profissional e um apoio contínuo e personalizado. O ideal para satisfazer estas necessidades é contratar serviços de enfermagem especializada, prestados por profissionais devidamente habilitados a lidar com estas carências mais exigentes.

Os serviços de enfermagem especializada são normalmente necessários em situações de apoio a idosos, acamados e portadores de deficiência. No entanto, por vezes, podem ser igualmente essenciais na assistência a crianças e bebés. Dado o grau de especialização destes profissionais e a especificidade das situações com que têm de lidar, a sua seleção e recrutamento têm de ser especialmente cuidadas e minuciosas.

Enfermagem especializada pode aplicar-se a idosos, acamados, portadores de deficiência, crianças ou até mesmo bebés

Este tipo de profissionais tem de ter diversas características, tanto ao nível dos conhecimentos técnicos, como das competências sociais e humanas, que façam com que pacientes e família possam confiar plenamente nas suas capacidades. No que toca a idosos, acamados e portadores de deficiência, um técnico de enfermagem especializada tem de saber lidar com processos tais como algaliações, injeções, pensos, entubações e outros procedimentos médicos, assim como ter conhecimentos de medicamentos e tratamentos vários.

Relativamente à assistência a crianças e bebés, um profissional de enfermagem especializada deve conhecer a fundo a higiene do bebé, técnicas de amamentação e todo o tipo de procedimentos ligados à saúde dos mais novos. Deve ainda ser disponível, tranquilo e afetuoso para com as crianças e os bebés.