Enfermagem especializada apoia idosos, crianças e bebés

Muitas famílias têm situações de familiares que precisam de cuidados particulares e dedicados, seja transitoriamente, seja com carácter mais definitivo. O apoio familiar não é suficiente para lidar com estas situações. Desde logo, porque implicam um suporte especializado e profissional e um apoio contínuo e personalizado. O ideal para satisfazer estas necessidades é contratar serviços de enfermagem especializada, prestados por profissionais devidamente habilitados a lidar com estas carências mais exigentes.

Os serviços de enfermagem especializada são normalmente necessários em situações de apoio a idosos, acamados e portadores de deficiência. No entanto, por vezes, podem ser igualmente essenciais na assistência a crianças e bebés. Dado o grau de especialização destes profissionais e a especificidade das situações com que têm de lidar, a sua seleção e recrutamento têm de ser especialmente cuidadas e minuciosas. O ideal para este efeito é contar com os serviços de uma empresa de recrutamento especializada. Só com recurso aos seus profissionais com formação na área dos recursos humanos, da psicologia, da psicologia social e outras disciplinas, poderá ter acesso a um profissional de enfermagem especializada competente e de confiança.

Enfermagem especializada pode aplicar-se a idosos, acamados, portadores de deficiência, crianças ou até mesmo bebés

Este tipo de profissionais tem de ter diversas características, tanto ao nível dos conhecimentos técnicos, como das competências sociais e humanas, que façam com que pacientes e família possam confiar plenamente nas suas capacidades. No que toca a idosos, acamados e portadores de deficiência, um técnico de enfermagem especializada tem de saber lidar com processos tais como algaliações, injeções, pensos, entubações e outros procedimentos médicos, assim como ter conhecimentos de medicamentos e tratamentos vários.

Relativamente à assistência a crianças e bebés, um profissional de enfermagem especializada deve conhecer a fundo a higiene do bebé, técnicas de amamentação e todo o tipo de procedimentos ligados à saúde dos mais novos. Deve ainda ser disponível, tranquilo e afectuoso para com as crianças e os bebés.

Áreas de conhecimento profissional exigíveis aos técnicos de enfermagem especializada

  • Cuidados paliativos
  • Doenças crónicas
  • Relação e comunicação em saúde
  • Controlo de sintomas
  • Cuidar e capacitar a família para os cuidados
  • Cuidar nas últimas horas de vida
  • Adaptação à perda e ao luto
  • Trabalho de equipa

Estas são as grandes áreas de conhecimento exigíveis, a nível profissional, a um técnico de enfermagem especializada. Os factores humanos são outra das áreas acerca das quais estes profissionais devem ter especial atenção. Nessa vertente, pesa também a personalidade e o carácter do técnico, a nível pessoal. O profissional ideal deverá ter um misto das duas, conhecimento profissional e características pessoais. 

Para saber mais sobre pessoal de enfermagem especializada, contacte um consultor da Family First

Falamos
consigo!

* Campos de preenchimento obrigatório

Fale Connosco

Morada | Telefone

Family First - serviços de apoio à famíliaRua Domingos Sequeira,
nº 27, 6º B - Estrela Office
Campo de Ourique
1350-119 Lisboa

tel. 21 396 76 36
tlm. 92 599 32 71 | 91 651 11 36
fax. 21 396 33 26

Family First - serviço de apoio à família