Serviço de apoio a idosos
Há uma altura na vida, a partir da qual o auxílio físico, psicológico e emocional torna-se uma necessidade premente. O chamado «Outono da Vida» aumenta o nível de dependência de terceiros, na mesma medida em que vai diminuindo o grau de autonomia dos idosos. Pedir ajuda não é sinónimo de desinteresse, antes demonstra racionalidade e capacidade de assunção de que não é possível satisfazer todas as necessidades com a eficácia de antes. É neste momento que se torna essencial recorrer a um serviço de apoio a idosos.
Recrutamento de profissionais de apoio a idosos e acamados é exigente e difícil
Os cuidadores informais que lidam com idosos são, por vezes, a sua maior companhia, a pessoa mais próxima quando a família não pode estar presente. É por isso que o recrutamento e a seleção de especialistas no apoio a idosos é uma tarefa bastante exigente e difícil.
Em primeiro lugar, porque esse profissional tem de ser uma pessoa de confiança. Depois, porque tem de ter um caráter que lhe permita reagir rapidamente e com racionalidade em situações emocionalmente complicadas e que podem ser bastante exigentes do ponto de vista psicológico. Em terceiro lugar e não menos importante, o facto de um profissional que presta apoio a idosos ter de possuir competências diversas e diversificadas. Isto porque, por vezes, é necessário acompanhamento noturno e aos fins-de-semana, incluindo disponibilidade para estar alerta e saber reagir em situações de crise, sobretudo quando os clientes são pessoas acamadas.
O serviço de apoio ao idoso vai depender bastante da necessidade de cada caso. O apoio domiciliário a idosos pode ser, nalguns casos, mais simples, incluindo as tarefas de limpeza da casa, confeção de refeições, companhia e ida às compras. Noutros casos, pode ser necessário um serviço mais completo, compreendendo já cuidados de higiene e conforto pessoal, fornecimento e apoio nas refeições, respeitando rigorosamente as dietas com prescrição médica.
Selecção eficaz aumenta qualidade de vida do idoso e da família
O serviço de recrutamento e seleção de profissionais de apoio a idosos constitui uma preciosa ajuda para melhorar a qualidade de vida do idoso, em primeiro lugar, e de toda a família, em segundo. Quando este trabalho de recrutamento é efectuado de forma eficiente, o profissional contratado vai certamente agradar a todos.
Para uma escolha acertada da empresa de recrutamento, as famílias devem ter em conta alguns fatores, nomeadamente os testemunhos dos seus atuais clientes, a transparência no processo de recrutamento e seleção, assim como as garantias que oferece para a substituição do cuidador informal, caso este não se ajuste à função.
Serviços de apoio a idosos variam consoante as necessidades de cada caso
O serviço de apoio a idosos pode ainda incluir outras atividades, como animação e socialização, nomeadamente iniciativas ligadas ao lazer, à cultura, à aquisição de bens e géneros ou ao pagamento de serviços, assim como a deslocação a entidades da comunidade.
Os profissionais de apoio a idosos podem estar incluídos na categoria de pessoal de serviço doméstico, nomeadamente ao nível da elaboração de contratos e das contribuições para a Segurança Social ou na categoria de cuidadores informais. Os vencimentos destes profissionais variam consoante o tipo de apoio necessário.
Tarefas incluídas no serviço de apoio a idosos:
- Acompanhamento diurno
- Acompanhamento nocturno
- Supervisão de medicação
- Auxílio na higiene pessoal diária
- Realização de actividades lúdicas
- Acompanhamento em deslocações
- Serviços de limpeza e lida da casa
- Confeção de refeições
- …
Se gostou deste serviço, também vai gostar dos seguintes:
Empregadas Domésticas Externas